Dissociação - Estou, mas não estou
(imagem e blog da artista aqui)
Já aqui falei sobre ansiedade. Alguns dos sintomas mais recorrentes de alguém com um ataque de ansiedade são: transpiração excessiva, perturbações gastro-intestinais, insónias, pulsação cardíaca acelerada, sensação de que tudo está acelerado, de que estamos a perder o controlo, falta de foco, dificuldade de concentração. Um dos sintomas menos falados é este: a dissociação, que também está ligada à personalidade borderline e à depressão.
O que é a dissociação? Pode ser uma resposta extrema à ansiedade, um mecanismo de defesa da mente perante um trauma ou a gatilhos relacionados com esse trauma. É a ausência de ligação ao momento presente e é algo que acontece de forma inconsciente. É uma experiência muito estranha, porque parece que estamos fora do nosso corpo a ver a vida desenrolar-se. Por vezes essa desconexão é tal, que não nos lembramos do que fizemos, dissemos, do que se passou há cinco minutos atrás. A dissociação é, então, um processo mental inconsciente que provoca uma falta de ligação aos pensamentos e emoções de alguém. Pode durar umas horas, dias, semanas.
É como se entrássemos num "overload" emocional/mental, que pode ser provocado por situações externas ou factores internos, fazendo com que a nossa mente se desligue. É mais do que não sentir nada. É como estar em piloto automático sem qualquer controlo sobre o que fazemos ou dizemos. É andarmos e fazer um esforço consciente de "pé direito, pé esquerdo, tem atenção aos carros, não vás contra as pessoas, controla o teu rosto, parece o mais normal que conseguires". É estar tão desligado das conversas que têm à nossa volta que nos limitamos a acenar com a cabeça e a imitar as reacções que os outros têm à nossa volta perante uma piada, uma conversa banal sobre futebol, sobre férias ou aquela colega de trabalho que é tão chata. E por mais que queiramos estar cá, não conseguimos. Parece o extremo oposto da ansiedade, mas no fundo pode ser um sintoma da presença dela. É como se a mente desligasse perante situações extremas com as quais não sabe ou não consegue lidar, entrando em modo automático e de poupança de energia. É a inabilidade de pensar, de raciocionar, de sentir, quase alternando entre personalidades ou até ter um sentido instável de nós mesmos.
Por vezes, a dissociação também é conhecida por despersonalização. A realidade parece estranha, parece que estamos a pairar noutro espectro dessa realidade, estamos apáticos e não confiamos na nossa memória porque não temos a certeza se algo aconteceu ou não. Há um distanciamento emocional e cognitivo que não conseguimos controlar e estamos perfeitamente conscientes disso. As primeiras vezes que nos apercebemos disto pode ser assustador porque é quase como se estivessemos fragmentados. É estranho dizer isto, mas uma vez habituados à sensação é como se ela encaixasse que nem uma luva no que estamos (ou não) a sentir. É como uma velha amiga que nos vem visitar e que nos conhece tão bem. E por nos conhecer tão bem, deixamos que ela dirija a vida por nós. Porque estamos cansados e aquele colo de nada serve-nos tão bem. E é aqui que podem entrar, também, processos de auto-destruição numa tentativa de voltar à realidade, mas isso fica para outro post.
Se experienciam estes sintomas, falem com o vosso psicólogo/terapeuta/psiquiatra. Não estão "malucos" e não são os únicos a passarem por isto. E, parecendo que não, isto tem solução e há formas de conseguirmos ultrapassar estes momentos. Comigo a medicação funciona (ansiolítico) e também uso alguns truques para me "enraizar" e sentir que não estou a perder o controlo. São pequenas coisas que, parecendo que não, ajudam: mexer os dedos dos pés, esfregar as mãos uma na outra, beber água, ter objectos nos bolsos para poder mexer neles (papéis, pequenas pedras, ganchos de cabelo, moedas), fazer estalar um elástico no pulso. Se têm outros truques ou passam por isto também, comentem!
Atenção: antes de se diagnosticarem a vocês próprios com o que lêem aqui ou noutros sites, falem com um profissional. Eu não sou médica, sou apenas alguém que vem aqui partilhar convosco as minhas experiências na esperança de que nos sintamos todos menos sozinhos.
Têm sempre a wikipédia para saber mais sobre estes assuntos, mas prefiro deixar-vos aqui com outras fontes:
Dissociação: um fenômeno curioso da nossa mente
Transtorno de despersonalização/desrealização
What is dissociation in Borderline Personality Disorder?
What it's like to experience 'Emotional Dissociation'